quarta-feira, 27 de novembro de 2013

Com amor, para você

Já dizia Vinícius de Moraes:
"O amor é Deus em plenitude
a infinita medida
das dádivas que vêm
com o sol e com a chuva
seja na montanha
seja na planura
a chuva que corre
e o tesouro armazenado
no fim do arco-íris."  - Em: A você, com amor.               
E como já iniciou o meu caro poeta, será mesmo que amor assim cabe em alguma descrição?
Amor é infinito e um eterno clichê, diferenciado e ao mesmo tempo enrolado...
É algo inexplicável que muitas vezes não se encaixa na escala de simples palavras, porém muitos ousam em citar.
O amor envolve o surreal... O silêncio fala, o olhar comunica, o coração grita, a razão se omite, a Lua encontra e colide com Vênus e o que é limitado se torna infinito.
De que adianta se trancar e bloquear o que há de mais verdadeiro e puro em uma emoção, o que lhe aprisiona e ao mesmo tempo pode lhe libertar e mais, pode levar e tocar com simples palavras quem mais necessita.
Não guarde os seus sentimentos, o que é verdadeiro deve ser exposto, o que é sentido deverá ser compartilhado.
O mais importante é que haja a recíproca, que as vezes poderá ser negativa, porém, você se libertará e passará ao próximo tudo aquilo que está envolvido em sua mente, corpo, alma e coração.
Amor é dádiva ao olhar do ocorrido, é só uma emoção para quem não está sentindo, é surreal e único para quem sente e compartilha.
Liberte a melodia do seu canto, o movimento de uma onda e o voo de um pássaro. Em suma, ame e faça bem a quem lhe cerca e que é essencial a você.
Portanto, e você, já amou hoje? Já libertou as palavras mágicas: Te Amo?
Vinícius Cappato Guerra Silva

domingo, 17 de novembro de 2013

Essência

De que adianta seguir tentando criar uma personalidade se a sociedade impõe uma nova para ti?
É assim com muitos, não há opinião própria, há somente a alheia.
Certa vez um sábio me contou que a maior pureza da vida vem da sua essência e que ela não deve ser afetada pelo próximo e sim mantida e dimensionada de uma maneira cada vez maior para um conhecimento próprio.
A sua essência vem de pequeno, você aprende, cresce e só escolhe ser influenciado se quiser... A maldade está nos olhos de quem vê e não no coração de quem sente.
Nossas vidas passam de uma forma tão rápida e intensa, que se você parar para ser moldado pelo outro de nada adiantará, será uma vida jogada fora, um padrão.
Desde sempre tento ser o oposto a isso, fora dos padrões, diferenciado, um molde único, sem imitações... Está aí o desafio da vez, será mesmo que há como manter aquela essência de vida que você carrega, mesmo levando uma martelada da vida a cada novo andar?
No que eu acredito? Eu acredito na pureza de quem luta por si e pelo bem do próximo, que fecha os olhos para o descaso e para o julgamento; e que sabe que a beleza está em ser diferente, o encanto está em manter o que veio de berço e não naquilo que nos é rotulado.
É como um vinho que tem sua safra e mantem ela, ficando mais valioso e saboroso com o passar do tempo, a comparação com a essência é a mesma, se você a mantém, ela aumenta seu valor, ela agrega o mundo ao seu redor...
E você, já moldou-se ou valorizou-se?


Vinícius Cappato Guerra Silva

quarta-feira, 13 de novembro de 2013

O Anjo Protetor


Certo dia ouvi uma história e cá estou para repassar...
Um senhor estava caminhando pelo parque quando um garoto, aparentando seus 8 anos de idade, o parou e questionou:
- O Senhor parece ser experiente, então me diz, por que não podemos ter tudo o que queremos?
O idoso que lá estava sentado refletindo sobre sua vida, com o olhar fixo no horizonte, de nada entendeu aquela pergunta momentânea de um garoto desconhecido;  mas então resolveu tentar utilizar de sua história de vida para ajudar aquele jovem mancebo.
- É meu garoto, o que você tanto queria que não conseguiu para estar assim tão incrédulo? - Questionou o senhor.
- Eu queria aquela garota que está nos meus sonhos todo dia, que está no meu coração pulsando cada dia mais forte, que gira os meus pensamentos a cada movimento que realiza meu corpo com a minha respiração, ela é inalcançável e acho que minha mente entende, mas meu coração não. - Explicou o garoto.
O idoso ficou ainda mais assustado, o garoto não havia nem entrado na puberdade e já estava sofrendo por um amor? Será mesmo que ele vive tudo o que diz, ou achou essa história em um filme e fixou em si? Mesmo questionando a si mesmo sobre a situação o senhorzinho resolveu continuar com a ajuda e apoio ao garoto.
- Nem tudo o que queremos podemos ter da maneira que esperamos, você não pode ter essa garota que tanto ama como namorada, mas pode ser o protetor dela, pode cuidar da mesma, fazer um carinho especial, tirar um sorriso do rosto da jovem, quando todos estão sugando o que há de bom nela; ser a base da mesma oferecendo o que há de mais puro nesse amor que sente por ela, porém, de uma forma que seja alcançável na sua realidade. Deus coloca vários anjos na Terra, e eles estão disfarçados entre nós, você pode ser o protetor e o anjo da guarda dessa pequena garota.
O garoto então recebeu aquela pancada de informações e naquele momento sua cabeça virou uma verdadeira montanha russa, tantos altos e baixos para tanto pouco tempo vivido, oito anos e já entenderia aquela avalanche de sentimentos? Ele gentilmente agradeceu ao senhor e com um sorriso no rosto se sentiu mais forte e com um único objetivo, cuidar de quem corre ao seu lado; compreendeu que nem sempre teremos quem queremos, ou o que queremos, mas o que importa é se sentir e fazer o bem, cuidar de quem você ama, seja da maneira possível, ou mesmo da impossível, distância não afeta, muito menos pessoas ou lugares, busque a pureza do afeto colocando esse sentimento verdadeiro em primeiro lugar.
O garoto aprendeu a dar valor as coisas mais simples e que o amor constrói pontes indestrutíveis, entendeu que pode ser o anjo da guarda de quem está ao seu lado e de quem ele quer e até então era impossível de ser dele, da mesma forma que o senhor desconhecido foi o anjo protetor dele com aquele lampejo de experiência repassada...
Espero que você, meu leitor, tenha aprendido que nem todos os anjos possuem asas e eles estão aí para cuidar de você, da mesma maneira que você é a luz de uma outra pessoa. Existe um lado bom nessa história, temos muito ainda a compartilhar, nada irá interferir se o sentimento é puro e verdadeiro, coloque quem você ama como prioridade na sua vida, elas serão inesquecíveis, e serão suas, cedo ou tarde, de uma forma ou de outra.


Vinícius Cappato Guerra Silva

quinta-feira, 7 de novembro de 2013

Cultive o cuidado, colha o afeto.

É no mínimo engraçado como os fatos, as vezes, ocorrem de uma maneira que não esperamos;
Sabe aquele jargão de que " a vida é uma caixinha de surpresas"? ... Ele é verídico.
De nada adianta tentar antecipar o futuro, prever um próximo movimento, imaginar se aquele pessoa gosta mesmo de você ou se hoje irá ganhar uma premiação e ficar milionário.
Seja milionário, dos seus sonhos, de seus desejos, de sua vontade e principalmente do seu cuidado.
Difícil é explicar o que pode ser inexplicável, porém, cabe a você meu caro cultivar aquilo que quer colher.
Não importa qual seja o momento, cuide de quem está ao seu lado, daquela pessoa que tanto você quer o melhor.
O destino não impõe as pessoas no seu caminho como um acaso, segundo a crença popular, tudo possui uma justificativa e tem uma causa e um efeito.
A causa é você o efeito talvez seja nós dois? Incógnitas do momento, porém, que seu afeto já me marcou está nítido a cada nova cena que passa diante de nossos olhos.
Não importa onde esteja, com quem estiver, seja próximo ou distante, acompanhada ou solitária...Irei cuidar de você como se não houvesse o amanhã, como se não existisse mais ninguém no mundo que pudesse fazer o mesmo, e de fato não há.
Cada um possui sua forma de cuidado, seja com carinho, seja com um alerta, seja com um conjunto. Cultive pessoas e colha afetos, não há nada de mais intenso do que ganhar de volta um agradecimento ou fazer companhia e bem a quem você ama.
Independentemente de tudo e de todos, seja diferenciado, seja o tutor do seu amor ao próximo. E saiba, que acima de tudo, para sempre me encarregarei do seu melhor, enquanto eu puder, enquanto eu ainda souber, que o bem posso trazer; para que um sorriso, após a tristeza, possa aparecer.


Vinícius Cappato Guerra Silva

segunda-feira, 4 de novembro de 2013

Um Sorriso Oportuno

E onde está aquele sorriso que vi em você um dia brilhar?
A Lua brilha durante a noite e encanta também durante o dia, o brilho não se apaga, ele permanece independentemente da situação, só depende de cada um lembrá-lo e alimenta-lo.
A vida nos ensina que situações difíceis aparecem com frequência, que os fracos permanecem para nos atrapalhar e os fortes crescem diante desses momentos... Mas e você?
Os momentos são únicos e aprendemos com eles, chances vem e vão para nos alegrar e nos fazer transbordar os sentimentos que cá estão estagnados.
Devemos entender que nem tudo que acontece tem uma explicação, as vezes simplesmente tem que ocorrer, não do jeito que esperávamos, mas sabendo que ainda ocorrerão mais surpresas em nosso cotidiano e que o impossível é temporário e vai da fé e desejo de cada um.
Se o desejo é intenso, frequente e maior que tudo, por que pensar no que irá abalar? Calma, meu caro, se você acredita, você consegue...
Obstáculos crescem diante do medo; feche os olhos, me de a mão e sinta o que vem de mais puro de dentro do meu coração. A coragem se ergue quando estamos juntos, a audácia e a chance de oportunismo também, e então me diga, para que se entristecer se ainda não sabe o que pode ocorrer?
O ser humano tem uma triste mania de sofrer por antecedência, de lamentar o que não foi, de deixar o positivismo de lado quando o mínimo de ruim ocorre... Deixe esse defeito para os fracos, você é mais forte do que parece, se apoie em mim, se apoie em nós, seu sonho só depende de você... Um desafio de cada vez, é assim que as coisas ocorrem, sem lamentações, elas devem ser temporárias e não fixar o que deseja no passado.
Viva o presente, seja o futuro, faça o brilho de seu sorriso voltar...Ele encanta, ele apaixona, ele muda a vida de quem passar.


Vinícius Cappato Guerra Silva